Centro de Atendimento ao Turista em Osasco

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Osasco.

Osasco é um município brasileiro localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011[9] e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI)

Criado como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado, após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços, com 696 382 habitantes, é o 6° mais populoso do estado de São Paulo, segundo estimativa populacional calculado pelo IBGE para 2016.

Ainda de acordo com o mesmo censo, em 2014, Osasco possui o 8º maior Produto Interno Bruto do Brasil, e o 2º maior do Estado de São Paulo, ficando na frente de muitas capitais estaduais brasileiras, como Salvador, Fortaleza e Recife, sendo a cidade não capital com o mais alto PIB da nação naquele ano.

Criado como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado, após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços, com 696 382 habitantes, é o 6° mais populoso do estado de São Paulo, segundo estimativa populacional calculado pelo IBGE para 2016. Ainda de acordo com o mesmo censo, em 2014, Osasco possui o 8º maior Produto Interno Bruto do Brasil, e o 2º maior do Estado de São Paulo, ficando na frente de muitas capitais estaduais brasileiras, como Salvador, Fortaleza e Recife, sendo a cidade não capital com o mais alto PIB da nação naquele ano.

Fundado pelo imigrante italiano e empreendedor Antonio Agù, Osasco representa uma grande influência histórica. O primeiro voo da América Latina aconteceu no município, em 7 de janeiro de 1910 pelo engenheiro espanhol Dimitri Sensaud de Lavaud. Atualmente, encontra-se na cidade o Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, que leva o nome do engenheiro, mas também é conhecido como Chalé Brícola, onde se encontra documentos, fotos, objetos e obras de arte, que contam um pouco da memória da cidade. O lema da cidade, é “Urbs labor”, frase latina que significa “Cidade trabalho”. Tem como padroeiro Santo Antônio, sendo que no dia do santo 13 de junho é feriado municipal.

O principal cartão-postal do município é o Viaduto Reinaldo de Oliveira, mais conhecido como “Ponte Metálica”, possui 300 metros de extensão e foi construída em 20 de dezembro de 1992. No dia 28 de março, no “Hora do Planeta”, a Secretaria do Meio Ambiente apaga as luzes do Viaduto Metálico por uma hora. Na época de natal, a prefeitura enfeita o viaduto e a Avenida Bussocaba, atraindo pessoas de outras regiões, como Cotia, Barueri, Carapicuíba, e inclusive habitantes de São Paulo,que moram perto da região de Osasco.

Entretanto, a cidade enfrenta diversos problemas, como saúde, segurança, transporte coletivo e principalmente enchentes, muitas ruas sofrem alagamento quando chove intensamente. O bairro mais afetado é o Rochdalle, que sofre com esse inconveniente há muitos anos. O sistema em uso hoje coleta a água para depois enviá-la aos bueiros, isso não se mostra mais suficiente para conter o volume das águas. É mais comum esse problema aparecer entre novembro e março, quando as águas das chuvas são mais intensas. Atualmente o combate às enchentes é feito com obras como canalização do Córrego Baronesa, duplicação da Avenida Nova Granada, na zona Sul, cuja obra envolve a canalização do córrego João Alves.

Milhares de turistas visitam Osasco todos os anos.