Um grupo de 60 famílias que ocupava, há cerca de 5 dias, uma área pública na rua Manaus, no Rochdale, zona Norte da cidade de Osasco, teve seus barracos demolidos em uma ação conjunta, realizada na tarde de terça-feira, entre a prefeitura de Osasco e a Polícia Militar.
Segundo informações de vizinhos da área, que preferiram não se identificar, os moradores começaram a montar as moradias na última semana, às margens do córrego que corta o local. Eles teriam vindo de Barueri e Carapicuíba.
Com a chegada dos policiais, de agentes da Guarda Civil Municipal e ainda da equipe de fiscalização da prefeitura, parte deles concordou em sair do local. Mas alguns optaram por atear fogo nos barracos. Com isso, a situação ficou tumultuada e envolveu ainda o disparo de duas bombas de efeito moral por parte da PM. Ninguém ficou ferido.
Agentes que participaram da ação explicaram que a remoção foi necessária porque as famílias estavam em área de risco de deslizamento. Eles disseram ainda que os moradores optaram por voltar a suas cidades e formaram uma comissão para negociar com a Secretaria de Habitação uma solução para o caso.
Fonte: Diário da Região