O mês de janeiro é marcado, no comércio, pelos inícios das liquidações de verão e da demissão de funcionários temporários. Enquanto a primeira ação visa desovar o que sobrou das vendas de Natal, a segunda marca o fim dos contratos de trabalho de, em média, 3 meses, para vendedores e estoquistas.
Serão 3,5 mil pessoas demitidas até o final de janeiro no comércio de Osasco e região. Esse foi o volume de vagas abertas exclusivamente para o período de final de ano, com início em setembro, para reforçar os quadros das lojas quando crescem o movimento e as vendas.
Somente no comércio de rua, de acordo com estimativas do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região, foram abertas cerca de 1,5 mil vagas, um volume 8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. A maioria delas ficou concentrada em Osasco e a cidade de Barueri, cidades que possuem o maior número de estabelecimentos comerciais. Já os shoppings abriram outras 2 mil vagas
Vale lembrar que os contratos para serviço temporário seguem as normas da CLT. Com isso, os funcionários têm direito a férias, 13º e FGTS proporcionais ao período trabalhado.
Mas nem todos os temporários devem ser demitidos este mês. O índice de efetivação gira em torno de 20%. São pessoas que mostram bom desempenho na função e acabam cobrindo férias ou aposentadorias, além de substituir funcionários dispensados, de acordo com a rotatividade do setor.
Fonte: WEB Diário