Perícia IC de Osasco atua em prédio precário

Insustentável. As condições de trabalho no prédio do IC (Instituto de Criminalística) em Osasco, na Grande São Paulo,  são precárias e envergonham funcionários que ali trabalham. Viaturas quebradas, vidraças estilhaçadas, instalações hidráulicas e elétricas com gambiarras e alto risco de inundação durante períodos de chuva.

Na segunda-feira, o deputado estadual Osvaldo Vergínio (PSD), da região de Osasco, enviou ofício ao secretário Estadual da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, solicitando celeridade para a mudança de endereço tanto do IC quando do Instituto Médico Legal da cidade, que atendem a outros seis municípios da região.

“O IC está naquela casa há 27 anos. As instalações são muito precárias. Quando chove há alagamentos, não existe espaço para guardar documentos e laudos. Também há precariedade no quadro de pessoal. A perícia é extremamente importante para elucidação de crimes e não pode ser tratada dessa maneira”, observou o parlamentar.



De acordo com um funcionário do IC local, o encanamento do prédio, localizado na Rua Gasparino Lunardi, 133, está todo enferrujado e o abastecimento de água é feito por uma mangueira. As instalações elétricas na cidade de Osasco são improvisadas também. “Tem viatura aqui juntando sujeira porque está avariada. Para consertá-la, são necessários R$ 200. Vamos fazer vaquinha”, disse o servidor.


No prédio do IML, há rachaduras grandes, com dois dedos de espessura, mato alto, umidade. “E falta espaço. Há  casos de familiares de vítima de homicídio que vão até o local para liberar o corpo do parente e encontram o assassino fazendo corpo de delito”, disse Osvaldo Vergínio.

O IC informa que um novo prédio, de 1.150 metros de área construída, será alugado para abrigar a sede do órgão em Osasco. O aluguel, segundo o órgão, resolverá os problemas.

Fonte: Diário de São Paulo





Deixe seu comentário