As cidades da região Oeste registraram, em março, um saldo de 608 vagas de emprego com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quarta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego na cidade de Osasco.
Esse foi o segundo mês consecutivo de resultado positivo no setor. Em fevereiro, foram abertas 608 vagas. E, nos dois casos, o bom desempenho foi puxado por Osasco, que foi o maior gerador do período.
Em fevereiro, das 559 vagas, 397 foram criadas na cidade. Já em março, o saldo do município chegou a superar o total da região. Foram 674 postos, mas o resultado não sustentou nesse patamar devido ao fechamento , de 651 vagas em Itapevi, 88 em Cotia e 24 na cidade de Carapicuíba. Por outro lado, houve abertura de outros 538 postos em Santana de Parnaíba, 120 em Jandira, 26 em Barueri e 13 em Pirapora do Bom Jesus.
Osasco e Parnaíba aparecem ainda com destaque no ranking dos municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes, figurando na 13ª e na 20ª posições, respectivamente, entre osque mais geraram empregos em março.
No balanço do 1º trimestre, no entanto, o saldo regional está negativo. Foram fechadas 325 vagas. Novamente, a liderança é de Itapevi, que eliminou 1334 postos de trabalho entre janeiro e março. Barueri contribuiu para esse cenário com 561 oportunidades eliminadas.
Indústria
Outra pesquisa divulgada esta semana, desta vez pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de SP) aponta que nível de emprego industrial em sua regional Castelo (formada por Osasco e 6 municípios vizinhos) teve alta de 0,19% em março, o que significou um acréscimo de aproximadamente 150 postos de trabalho no setor.
Com isso, o saldo desse primeiro trimestre está positivo pelo menos na indústria,acumulado alta de 1,06%, com a geração de 850 postos de trabalho. Já os últimos 12 meses, a conta está negativa em 0,38%, representando uma redução de aproximadamente 300 vagas no setor.
Fonte: WEB Diário