Brincadeiras, leituras, caminhadas, teatro, palhaços e muita alegria contagiaram mais de 2 mil crianças da rede municipal de Educação da cidade Osasco no Parque Chico Mendes. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira (14), fez parte da 13º edição do Programa Recreio nas Férias, que vai atender mais de 15 mil alunos no recesso de julho.
O programa é promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, e nessa edição tem como tema “Leitura, Viagem Sem Limite”. Ele vai nortear todas as atividades da programação, que incluem passeios e ainda oficinas nas próprias escolas.
Nessa visita ao parque, as crianças tiveram acesso a oficina de Contação de História, Varal Literário, Pomar dos Livros, Pintura Facial, Esculturas em Balões e caminhadas. Além disso, ganharam lanche, uniforme e transporte.
A novidade do passeio, em relação aos anos anteriores, ficou para uma Biblioteca Flutuante, em forma de Pássaro e suspensa a mais de 25 metrosde altura por um guindaste. No final da tarde, a biblioteca é baixada e as crianças recebem um kit contendo cinco livros com mitos africanos e indígenas.
As crianças tiveram ainda a grande oportunidade de participar de um bate-papo com renomados escritores da literatura infantil. O livro “Um Elefante Nunca Esquece” foi apresentado e debatido com as crianças pelo escritor Sérgio Lowchinovscy. “A interação entre a criança e o autor é muito positiva. Eu tinha um sonho desde 8 anos de idade de ser um escritor. Assim como realizei meu sonho, tem muitas crianças que também tem esse sonho, ou um parecido com o meu, então eu estou hoje fazendo o que não puderam fazer comigo na época, que é trazer esse incentivo e dizer que é possível ser um escritor ou ilustrador para aqueles que gostam de escrever e desenhar”, disse.
O autor do livro, “Lobo que Queria Ser Príncipe”, Cícero Edno, apresentou uma peça teatral que serviu de expiração para o impresso. “O fenômeno artístico na apresentação e na qualidade que agente espera ter para as crianças é fundamental para tudo, principalmente para desenvolver habilidades especificas como matemática e português. Trabalhamos com a imaginação, que é fundamental para qualquer aprendizado”, detalhou.
Já a escritora Carmelina Toledo Piza participou da oficina de Contação de História e apresentou uma de suas obras, o livro “Caju, Uma História de Amor”. “Para nós, escritores, é muito importante falar sobre nossos livros. Eu conto a história, os alunos vêem o livro e isto incentiva a leitura”, frisou.
Já a supervisora geral do Programa Recreio nas Férias, Cleuza Simões, abordou a organização das atividades. “Nossa preocupação é proporcionar para as crianças um espaço acolhedor recreativo múltiplo e também educacional”.
A coordenadora Recreativa do Programa, Luciana Cirino, que acompanha as atividades com um grupo de crianças, destacou a importância de ocupar a garotada durante o período de férias. “Muitas crianças não tem para onde ir, não viajam e não fazem passeios. O Recreio nas Férias foi criado para preencher esse espaço, onde a criança se diverte e incrementa a brincadeira com a leitura”, explicou.
“Eu estou curtindo muito, gostei do parque e de desenhar”, disse a aluna Gabrielly Stephany, de 7 anos, da escola municipal Professora Zuleika Gonçalves Mendes.
“Gostei das brincadeiras com bexigas, dos cavalos, da caminhada e do livro dos Três Porquinhos”, comentou o aluno Ricardo Soares Souza, de 8 anos, da escola municipal, Messias Gonçalves da Silva enquanto tomava lanche com amiguinhos.
Fonte: Departamento de Comunicação Social