O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da cidade Osasco completa, em outubro, 6 anos de funcionamento. Desenvolvido em parceria com o governo federal, ele atende 24 horas por dia, com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de rádio e motoristas, para socorros de urgência.
As equipes são descentralizadas e suas unidades básicas estão no Jardim Conceição, Jardim D’Ábril, Corpo de Bombeiros, Viaduto Metálico, Presidente Altino, Jardim Helena Maria e Vila Ayrosa.
Além disso, a cidade ainda conta com 2 ambulâncias UTI equipadas e preparadas para intervenções no próprio local de atendimento, que têm como base o Pronto Socorro da Vila Pestana. “Chegamos a qualquer ponto da cidade em menos de 15 minutos. Isso porque as ambulâncias estão localizadas em regiões onde a procura pelo serviço é maior”, destaca Francisco Rodrigues, coordenador do Samu.
O serviço também conta com novos investimentos. Na última semana, recebeu duas isoletes, incubadoras de transporte em ambulâncias que mantém a temperatura adequada aos recém-nascidos.
Outra novidade será implantada ainda este mês. Todo o serviço será informatizado, garantindo que as chamadas ao 192 sejam digitalizadas, identificadas e gravadas. Dessa forma, segundo a prefeitura, a chamada atendida pelo técnico da Central de Regulação será, imediatamente, transferida para o médico, que já iniciará o atendimento, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. “A informatização está em fase de implantação, mas já podemos garantir que será um grande ganho para a população, que terá um serviço ainda mais eficiente”, destaca o secretário de Saúde, Gelso de Lima.
Segundo balanço da secretaria, em 2010 foram realizados, pelo Samu, 17.215 atendimentos em urgência, 12.593 serviços de remoção inter hospitalar e 21.663 atendimentos sociais, que abrangem, entre outros serviços, transporte de pacientes para o tratamento de hemodiálise.
Fonte: Diário da Região