Bilhete Integração está avançando em Osasco

Antiga promessa de campanha do ex-prefeito Emidio de Souza, o Bilhete Único foi uma das propostas para dinamizar o transporte público municipal, entretanto, não chegou a ser implantado em Osasco.

Porém, para o atual prefeito, Jorge Lapas, o Bilhete Único deverá ser substituído pelo chamado “Bilhete Integração” devido à dimensão da cidade. De acordo com o Programa de Governo do prefeito distribuído na época da campanha eleitoral, esse modelo poderia integrar as linhas municipais de ônibus e o sistema ferroviário, com os trens da CPTM e o Metrô para assim, contribuir com a mobilidade urbana.

De acordo com o vereador e ex-presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), Valdir Roque (PT), as discussões para implantação desse sistema estão avançadas.

“O Waldyr Ribeiro, que é secretário de Gabinete do governo Jorge Lapas, conversou com diretores da CPTM e do Metrô para fazer essa integração com as empresas de ônibus municipais. Essa integração também tem um subsídio que terá que ser tirado dos cofres públicos. Isso já está sendo conversado e avançou bastante”, garante o novo vereador.




Mas apenas a implantação do Bilhete Integração não basta para evoluir no quesito da mobilidade urbana osasquense. Valdir defende planos conjuntos com o governo federal para subsidiar empresas de transporte público, baratear os custos e, com isso, melhorar a qualidade dos coletivos.

Valdir observa que é preciso mudar a cultura da população, que não abre mão dos carros, aumentando ainda mais o fluxo do trânsito. “A sugestão é fazer uma propaganda em massa para a população deixar o carro em casa e andar de transporte coletivo, mas para isso, ele tem que ser mais barato, limpo e rápido, com corredores exclusivos. Seria preciso mudar uma cultura, mas mudar devagar, com trabalho com o governo federal para subsidiar e baratear o combustível para as empresas de ônibus, resultando em passagens mais baratas”, avalia o vereador.

Fonte: TV Cidade NET





Deixe seu comentário