A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses, adota, a partir de fevereiro, o programa de Bem-Estar Animal, que contará com diversas ações voltadas aos animais que estiverem sob a sua responsabilidade.
Dentre as principais ações estão as “Cãominhadas”, passeios com os cachorros fora do núcleo; identificação do perfil e comportamento de cada animal abrigado no núcleo; garantia de alimentação rica em nutrientes aos animais do canil municipal e itensificação da educação ambiental com foco na posse responsável em escolas, organizações não governamentais, condomínios, associações de moradores, entre outras. Além disso, continuarão acontecendo as feiras de doação itinerantes e o “Sábado Bom pra Cachorro”, iniciado há um ano em Osasco. O evento na cidade de Osasco conta com palestras, atividades educativas, feira de doação e visa estreitar relações entre o Núcleo e o munícipe.
Segundo o médico e secretário de saúde, Dr. José Amando Mota, o serviço vive um momento de reavaliar suas práticas e aperfeiçoá-las. “Norteados por novos paradigmas, vimos a necessidade de aprimorar ainda mais a nossa forma de trabalho com os animais, respeitando-os cada vez mais e atuando em favor de seu direito e da posse responsável” explicou.
O programa de Bem-Estar Animal procura conciliar conceitos de consenso científico e do público em geral. “Estamos trabalhando em prol do bem estar animal, seguindo os cinco princípios sugeridos por John Webster, que propõe que os animais estejam livres de fome e de sede; livres de desconforto; livres de dor ou doença; livres para expressar os seus comportamentos normais e livres de medo e aflição”, explica Fábio de Souza Cardoso, biólogo e coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses.
O especialista também comentou que a nova mentalidade busca mudar a visão antropocêntrica, de que o homem é o centro do universo. “Nós dependemos da natureza para sobrevivermos, e, portanto, dependemos dos animais e de suas existências num processo de parceria com as espécies domésticas e preservação do meio ambiente, do qual fazemos parte”, concluiu Fábio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Osasco