Entre os dias 30 de abril e 13 de maio, a Secretaria de Saúde da cidade de Osasco, por meio do Programa de Saúde Bucal, realiza a VII edição da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Esta ação acontece no mesmo período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Atenção ao Idoso.
Realizada em comemoração à Semana da Saúde Bucal, que faz parte do calendário de atividades oficiais da Secretaria de Saúde de Osasco, a campanha visa atingir pessoas com mais de 60 anos que forem às UBS’s para se vacinar contra a gripe, já que é nesta faixa etária que o câncer bucal é mais comum.
Neste período, os idosos passarão por uma avaliação com cirurgião dentista e os casos suspeitos serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para realização de exames. Os pacientes que forem diagnosticados com a doença serão encaminhados ao Instituto de Câncer do Estado de SP (ICESP) para tratamento.
Segundo Soraia Camarneiro, cirurgiã dentista e coordenadora do Programa de Saúde Bucal da secretaria, o câncer bucal tem cura, principalmente quando diagnosticado no início, por isso, o paciente deve procurar o dentista em casos de ferida, bolinha, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca, que não desaparecem em até 15 dias. “Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, tabagismo, consumo de álcool, má higiene bucal, sol excessivo sem proteção, dentes fraturados e uso de próteses dentárias mal-ajustadas”, explica.
O secretario de saúde de Osasco, Gelso de Lima, alerta sobre a importância de, além de participar da campanha, o munícipe procurar a UBS regularmente e realizar acompanhamento com o dentista. “O diagnóstico precoce do câncer bucal oferece um tratamento mais satisfatório”, ressaltou.
Fonte: Departamento de Comunicação Social