Cerca de 240 agentes públicos de Osasco passam por uma capacitação para atuar no combate à pirataria. Das aulas que acontecem entre esta quarta e quinta-feira, dias 4 e 5, participam fiscais de Controle Urbano, integrantes da Associação Comercial e Empresarial, delegados e policiais militares, além das Guardas Civil e Militar. O curso é promovido pelo Conselho Nacional de Combate a Pirataria e outros Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) do Ministério da Justiça, em parceria com o Fórum Nacional de Combate à Pirataria e a Prefeitura de Osasco.
Durante as aulas, os agentes públicos aprenderão a identificar origem e características dos produtos, possibilitando a distinção entre aqueles originais e falsificados pertencentes aos setores de saúde, entretenimento, eletrônicos, vestuário, brinquedos etc. Desde 2010, já foram capacitados 2,5 mil profissionais.
Essa capacitação é umas das 23 ações do Plano Nacional de Combate à Pirataria, lançado em 2009 pelo Ministério da Justiça. Outra ação é a Cidade Livre de Pirataria, da qual a Prefeitura de Osasco faz parte desde março deste ano, e tem a finalidade de ampliar a repressão do comércio de produtos falsificados. (com assessoria)
Fonte: Web Diário