Dengue dá trégua em novembro, mas o ano de 2012 registra 165 casos em Osasco e região

Entre os meses de janeiro e novembro deste ano, as cidades da região Oeste somam 165 registros confirmados de dengue, dos quais 129 são autóctones (adquiridos nas próprias cidades) e 36 importados (quando o paciente adquire a doença fora do seu local de moradia).

Embora o resultado, divulgado esta semana, traga o acumulado até novembro, no mês passado não foram registrados casos da doença na região. Uma das principais causas para essa trégua foi o tempo seco, já que é na época das chuvas que o mosquito Aedes Agypti encontra melhores condições para se proliferar e o número de casos aumenta.



Osasco lidera as estatísticas, com 62 casos no período. Jandira vem a seguir, com 37, seguida de perto pela cidade de Barueri, com 32. Nas demais cidades, os números são bem menores. Carapicuíba registra 13 casos, enquanto Itapevi soma 10 e Cotia, 7. Em Parnaíba, são mais 4 e Pirapora ainda não registra casos da doença.

Apesar da vice-liderança, Jandira é a única cidade onde há risco de epidemia. neste verão. O levantamento foi feito pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que envolveu 200 mil imóveis vistoriados em 200 cidades.


São 13 cidades consideradas de risco, pois apresentaram um índice de infestação predial do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, acima de 1%. Em Jandira, a larva do mosquito foi encontrada em 1,8% dos imóveis vistoriados, o quinto maior índice entre os locais pesquisados.

Fonte: WEB Diário





Deixe seu comentário