Hoje, às 20 horas, o tango sobe ao palco do Sesc Osasco com o octeto De Puro Guapos, formado por dois músicos argentinos e seis brasileiros. Conhecido como Orquestra Brasileira de Tango, o grupo toca músicas instrumentais de tango e as tradicionais milongas (de 1910 a 1960), além das composições de Astor Piazolla, ao som de violinos, viola, violoncelo, clarinete, piano e bandoneon.
O octeto surgiu em 1999, na cidade de São Paulo, e intitulou-se De Puro Guapos, expressão argentina que significa uma pessoa corajosa, de fibra, que enfrenta adversidades. Para chegar ao repertório atual, seus integrantes fizeram uma pesquisa intensa, incluindo várias viagens ao país vizinho para assistir concertos, fazer entrevistas e obter material como partituras, discos e livros.
A orquestra, que já se apresentou nos principais teatros e casas noturnas da capital e do interior paulista, também esteve na Argentina, representando o Brasil no Festival Internacional de Tango de Justo Daract, em 2005.
Um ano depois, lançaram seu primeiro disco, “Ao Vivo”, com uma sonoridade próxima ao “tango criollo”, com flauta e clarinete. Já o segundo trabalho, “Com a Corda Toda”, de 2008, traz a época de ouro do tango (anos 40), sob a influência de grandes mestres.
Prato cheio para quem gosta desse gênero musical, o repertório inclui as Derecho Viejo e El Marne, de Eduardo Arolas; Don Agustín Bardi, de Horacio Salgán; Sur e Responso, de Aníbal Troilo; as milongas Nocturna, de Julián Plaza, e Milonga de Mis Amores, de Pedro Laurenz; além de peças de Astor Piazolla como Adiós Nonino, Libertango e Buenos Aires Hora Cero.
A entrada é gratuita e show acontece na Tenda 1 do Sesc, localizado na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, no Jardim das Flores, em Osasco. A atração não é recomendada para menores de 12 anos. Mais informações pelo telefone 3184-0900.