O 42º BPM/M (Batalhão da Polícia Militar), que faz o policiamento ostensivo na zona Norte da cidade de Osasco, vem realizando operações para inibir o abuso na utilização de equipamentos sonoros de veículos automotores e a realização de bailes clandestinos, realizados sem autorização do poder público e que incentivam a ingestão de bebidas alcoólicas por menores.
Para isso, desde o início do mês de abril, o efetivo da Força Tática e das Companhias (1ª e 2ª Cia) estão realizando bloqueios e mantendo viaturas em estacionamento nos logradouros com forte histórico de acionamentos para averiguação de perturbação do sossego. Este procedimento está sendo adotado, pois é constatável um aumento no número de acionamentos de viatura policial para averiguação desta contravenção durante as noites e madrugadas e, quando as viaturas chegam, podem observar que, geralmente, trata-se de reuniões em via pública iniciadas por moradores que promovem algum tipo de festa, normalmente, seguidas de interdição de via e algazarra.
Segundo o Comandante do 42º BPM, tenente coronel PM Henrique Dias, o objetivo das ações policiais não é impedir o direito ao lazer sadio mas sim resguardar o período de descanso do cidadão e promover a manutenção da salubridade pública. “A Prefeitura também tem participado apoiando as operações e age dentro da sua competência, fiscalizando bares, botecos e similares, bem como, aqueles condutores de veículos que exageram na utilização do equipamento de som veicular”, explicou.
No último dia 13, sexta-feira, dezenas de motoristas e veículos foram fiscalizados, resultando na apreensão de 7 automóveis e na elaboração de 29 autuações. Já no dia 14, houve a autuação de 22 condutores e a apreensão de três automóveis. No total, 104 veículos foram fiscalizados. Segundo a polícia a operação Pandacão não tem data para ser finalizada e, por isso, pede ainda o apoio da população através de denúncia que podem ser feitas pelo telefone 190 da PM e pelo Disque-Denúncia fone 181.
Fonte: Diário da Região