Um homem foi preso, por vota das 10 horas de ontem, suspeito de ter participado do furto de um carro, em Santana de Parnaíba. A prisão aconteceu após o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar – 190) ter sido acionada por uma empresa de rastreamento de veículos informando que um automóvel Gol tinha sido furtado.
Através do sistema de rastreamento, a empresa informou para a polícia todas as vias em que o carro passava, comunicando que o veículo tinha acabado de deixar a rodovia Castelo Branco e entrado em Osasco.
Com posse das características do veículo e o número da placa, policiais da 1ª Cia do 14º BPM – cabo Sandro e soldado Edson – receberam as informações via rádio e saíram em patrulhamento na região com vista de localizar o carro. Durante as buscas, a polícia foi informada pela empresa de rastreamento, que o carro havia estacionado na avenida Internacional, na zona Sul de Osasco, nas proximidades do Largo do Salgado, na Vila Yolanda.
Diante dos fatos a equipe se deslocou até o local onde localizaram o Gol e prenderam um homem em flagrante dentro do veículo. Neste momento, a polícia descobriu que o carro roubado estava sendo escoltado por um Pálio Weekend. Dentro deste veículo os policias encontraram em meio a aparelhos de sons e módulos dois equipamentos para bloqueio de sinais de rastreamento conhecidos como ‘Jammer’. Esse equipamento é usado pelos ladrões para inibir o sinal de rastreamento e bloqueio, e assim, impedir que o veículo seja localizado pela polícia.
Segundo profissionais de empresas de rastreamento, alguns criminosos instalam o ‘Jammer’ no porta-malas do veículo roubado, para que o equipamento seja confundido com um módulo de som. Essa prática teria como objetivo despistar a polícia caso o veículo seja parado em uma blitz.
A ocorrência foi encaminhada ao 8º Distrito Policial de Osasco onde foi apresentada ao delegado João Rodrigues Marques que autuou o homem detido por furto de veiculo. A investigação tenta agora identificar e localizar os outros dois suspeitos que teriam dado cobertura ao suspeito que está preso. Segundo testemunhas, os comparsas do suspeito de furto teriam fugido a pé com a chegada da polícia.
O veiculo Gol foi devolvido ao proprietário e o Pálio apreendido. A polícia acredita que o carro seria levado para algum desmanche da região.