Prefeitura de Osasco adota inspeção veicular a partir de abril de 2012

A cidade de Osasco vai adotar a inspeção veicular a partir de abril de 2012. A data foi divulgada durante audiência pública sobre o projeto, realizada na noite de segunda-feira, 26, com as presenças dos secretários municipais de Transporte e Mobilidade Urbana, Waldyr Ribeiro Filho, e de Meio Ambiente, Carlos Marx Alves, no Espaço Cultural Grande Otelo, no Centro.

A medida é realizada pela prefeitura com base em programas instituídos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e tem como objetivo melhorar a qualidade do ar. Segundo o secretário Carlos Marx, a poluição do ar é, hoje, um dos principais causadores de problemas respiratórios.

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que pelo menos 2 milhões de pessoas morrem por ano por causa da inalação de pequenas partículas de poluentes atmosféricos. E entre os principais responsáveis pela poluição do ar estão os transportes motorizados.

Já o secretário Waldyr Ribeiro afirmou que a primeira inspeção veicular deverá ser realizada até o dia 25 do próximo ano. “Nesse primeiro ano queremos traçar um perfil de quais gases estão sendo emitidos. E as pessoas terão o prazo de um ano para se adequarem”, informou.


Já, a partir de 2013, os veículos reprovados na avaliação não poderão fazer o licenciamento até obterem o certificado de aprovação. Por isso, é recomendável que a vistoria seja realizada três meses antes da data prevista para o licenciamento.

Devem passar pela inspeção os cerca de 300 mil veículos que compõem a frota da cidade, e que garantem a Osasco um índice de motorização de aproximadamente 2 habitantes para cada veículo em circulação.



O projeto prevê ainda a abertura de duas unidades para a inspeção veicular, uma na zona Norte e outra na zona sul de Osasco. “Teremos dois locais para facilitar a vida do munícipe, pois a cidade é dividida por obstáculos como a ferrovia e a Castelo Branco”, explicou Waldyr.

Segundo ele, será cobrada uma taxa pela vistoria. Entretanto, o valor só será estipulado depois do processo licitatório, que definirá a empresa responsável pela inspeção. De acordo com o secretário, o valor arrecadado será dividido entre o ganhador da licitação, o Fundo Municipal de Trânsito e o Fundo Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Poluição do ar causa morte de mais de 2 milhões

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 2 milhões de pessoas morrem por ano por causa da inalação de pequenas partículas de poluentes atmosféricos. Essas micro partículas entram nos pulmões e podem penetrar na corrente sanguínea, causando câncer de pulmão, asma, infecções agudas nas vias respiratórias entre outros males. Os principais responsáveis pela poluição do ar, apontados pela OMS, são os transportes motorizados, pequenos fabricantes e outras indústrias e a queima de biomassa (madeira, estrume e resíduos agrícolas) e carvão.

Outro dado apontado pela OMS é a qualidade do ar no Brasil que se encontra em 44° posição no índice médio de poluição, segundo um levantamento realizado em 1100 cidades de 91 países que possuem mais de 100 mil habitantes.

Fonte: Diário da Região





Deixe seu comentário