Confete, serpentina e muita alegria marcaram a primeira edição do “Folia da Família”, projeto da Secretaria da Cultura da Prefeitura da cidade de Osasco que visou resgatar, nesse Carnaval, a tradição das clássicas marchinhas.
Foi uma festa inédita e democrática, que além de resgatar antigos carnavais ainda promoveu uma verdadeira celebração da história e da tradição do povo brasileiro. Interpretada pela Banda Musitema e com a participação das Escolas de Samba Águia Negra, Novo Horizonte, 1º de Maio e Acadêmicos do Jaraguá, a boa música atraiu mais de cinco mil pessoas nos quatro dias de evento, realizado nos bairros do Padroeira, Rochdale, Helena Maria e Olaria do Nino.
Entusiasmado com a receptividade do público, o Secretário da Cultura, Luciano Lub, classificou esse primeiro “Folia da Família” como um sucesso e agradeceu o empenho e a determinação de todos os envolvidos, já que sua equipe está à frente da pasta há menos de 15 dias. “Isso só foi possível com muita dedicação e o apoio do prefeito Emidio. Nosso objetivo era o de resgatar os antigos bailes de carnaval e levar alegria para os bairros. Queremos valorizar a cultura popular em todos os cantos de Osasco”, destacou o Secretário.
O cantor Márcio Mendes, líder do Trio Los Angeles, prestigiou a festa e interpretou algumas canções ao lado da Banda Musitema e do secretário da Cultura. “É a volta dos antigos carnavais. Todos estão de parabéns por essa festa democrática, que reuniu toda a família”, afirmou o artista.
Os foliões aprovaram: “Nosso bairro nunca havia recebido uma festa tão bonita. Pudemos ouvir boa música com a família e aproveitar o carnaval de maneira saudável e com muita segurança”, disse Neide Pereira, 42, que levou os sobrinhos Mateus, 3 e Lucas, 4, à tenda montada no Rochdale.
Para a estudante Angélica da Silva, 21, moradora do Padroeira “Foi um carnaval muito divertido. Reuniu muitas crianças e famílias”, concluiu.
Quem também fez questão de prestigiar o evento foi a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho. “A festa está maravilhosa e conseguiu cumprir com louvor o seu objetivo: resgatar o carnaval das marchinhas e reunir a família” frisou.
Para garantir a tranqüilidade e a segurança das famílias que participaram da festa, todo o evento contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Demutran, Defesa Civil e Polícia Militar.
Segundo o inspetor José Luiz de Souza, o trabalho da Guarda Civil foi garantir ao público da periferia, nos quatro cantos de Osasco, a possibilidade de comemorar o carnaval de forma tranqüila.
Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, a Polícia Militar destacou que durante os eventos não houve nenhuma ocorrência policial, transcorrendo na mais perfeita ordem, onde os foliões puderam se divertir com suas famílias.
Fonte: Departamento de Comunicação Social