Moradores do bairro dos Metalúrgicos, em Osasco, na Grande São Paulo, estão assustados com as rachaduras que surgiram nas mais de 160 casas há cerca de dois anos. Segundo a população, tudo começou após uma obra para aterrar o córrego que fica no bairro.
As fendas começaram em um ponto, mas o problema parece não ter fim. “Começou a rachar lá em cima, atrás da porta. Agora, a porta cada vez que abre tem que erguer”, diz a aposentada Florinda Ibra Santos.
Outra família prejudicada é a da auxiliar de limpeza Lurdes de Castro. “O vidro da minha casa está quase caindo, se chacoalhar mais forte cai.” Em dias de chuva, o alerta é redobrado. “Quando começa a trovejar, ninguém dorme.”
“Temos rachadura de todo tamanho, todo dia, para todos os gostos. Isso começou a partir de uma obra iniciada há dois anos. Começou fininha e foram se abrindo”, conta Sueli Ferreira da Silva.
Os moradores estão se mobilizando para resolver o problema, mas nenhuma providência foi tomada ainda. “Aqui passava um córrego ao ar livre. Ele foi aterrado e a promessa agora é de uma área de lazer”, diz a dona de casa Roseli Antonia Martins.
Segundo o secretário municipal de Obras de Osasco, Valdir Ribeiro, é preciso descobrir o problema para poder solucioná-lo. “A solução pode apontar para que cada um faça uma parte. Precisamos esperar o resultado”. Ribeiro diz que um laudo será apresentado em 30 dias e deverá definir de quem é a responsabilidade. Passados mais 20 dias, outra reunião será feita para estabelecer as soluções para as rachaduras.
Fonte: G1
Eu sou morador do Conjunto dos Metalúrgicos em Osasco, minha casa ainda não foi afetada porque eu moro a + ou – 80 mts desse córrego.
Eu entrei em algumas casas próximas ao local e a situação está terrível, se eu fosse esses moradores já teria saído de lá, dá medo.
Eles não exageraram nem um pouco, e as autoridades viram as costas para o problema, temos que apelar para a mídia.
Na hora do voto esses safados prometem mundos e fundos, prefeitura joga o problema para o estado e vice versa.
Os moradores desse bairro não são moscas, e outros insetos, são pessoas de carne e osso iguais a esses políticos que não fazem nada, temos que ser respeitados.
Espero que uma solução urgente seja apresentada, e também que as autoridades indenizem essas pessoas nos gastos para a reforma dessas casas pela besteira que fizeram, é o mínimo a fazer.
Vamos esperar um pronunciamento dos órgãos competentes, senão vamos apelar para a mídia, nem que for através de matéria paga.
Este é o meu desabafo
Agradeço