As servidoras da Prefeitura da cidade de Osasco ganharam na sexta-feira, dia 11 de março, um almoço especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Administração no Restaurante do Servidor e incluiu brindes, sorteios de cestas de flores, caixas de chocolates e ainda shows musicais.
O lilás, cor que simboliza a luta internacional das mulheres por seus ideais, predominou em todo restaurante, reforçado pelos balões que enfeitaram as mesas e pelo grande número de servidoras que marcaram presença com roupas no tom, conforme convite sugerido pela Administração a todos os setores da prefeitura.
Na chegada ao local, as mulheres foram recepcionadas com bilhetes de saudação e bombons. Já na recepção, poemas ilustravam os corredores do restaurante. Estandes também foram montados para distribuir panfletos, cartazes, informativos e cartilhas contendo programas desenvolvidos pelas secretarias municipais para instruir e disseminar o conhecimento acerca da violência contra mulheres, Lei Maria da Penha e Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência com o objetivo de zelar pela preservação do direito das mulheres. A ação intersecretarial contou com a participação da SAPS (Secretaria de Assistência e Promoção Social), FSS (Fundo Social de Solidariedade) e Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial.
Os shows musicais foram realizados pelos servidores municipais Flávia Mey, do Fundo Social de Solidariedade; Iza Ferreira, do Meio Ambiente; e do Coral de Libras, que interpretaram grandes sucessos da MPB (música popular brasileira) voltados à temática da mulher. Houve ainda a declamação de um poema da poetisa osasquense Áurea Ferreira Rodrigues, que expôs ainda painéis por todo restaurante com mensagens de auto-estima.
Durante o evento, o secretário de Administração, Paulo Fiorilo, destacou a importância do papel da mulher na sociedade contemporânea. “Gostaria de lembrar a todos das dificuldades e lutas enfrentadas pelas mulheres para assegurarem seus direitos ao longo dos tempos e que hoje engrandecem muito a trajetória da evolução histórica da humanidade no Dia Internacional da Mulher. Agradeço a todas que contribuem para que nossa administração seja um sucesso”, ressaltou. Ele finalizou retransmitindo as saudações do prefeito Emidio de Souza às servidoras.
Em seguida, a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho, falou do esforço da mulher em conquistar espaço no mercado e da equiparação salarial com homens. “Somos o espelho da sociedade e temos muito valor na construção dos valores passados de geração para geração. Temos ainda que lutar por muitas coisas, como avançar na discussão do aborto, da legislação referente à violência contra a mulher, pela igualdade do salário entre homens e mulheres e também o respeito mútuo dos sexos”, disse, lembrando ainda o fato de Dilma Roussef representar com integridade a chefia do Executivo brasileiro após 39 presidentes homens estarem à frente do cargo.
A diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos do município, Régia Maria Gouveia Sarmento, também fez uso da palavra e lembrou que 65% dos servidores públicos de Osasco são mulheres. “Gostaria de parabenizar todas as mulheres que fazem parte da administração porque são elas que ajudam muito o prefeito Emidio a realizar uma ótima gestão e que fazem de Osasco uma cidade cada dia melhor”, elogiou.
Para a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, há muitas conquistas em vista. “Ainda temos uma longa jornada para enfrentar com relação à exclusão social e à violência. Mas temos certeza que, com a garra da mulher brasileira e a mobilização do poder público, vamos vencer todos os obstáculos que impendem a mulher de conquistar cada vez mais seu espaço na sociedade”, avaliou.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Luciano Jurcovichi (Cultura); Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento); a secretária adjunta de Administração, Cristiane Dutra; o corregedor da Saúde, Roberto Trapp; o presidente do Sintrasp, Jessé de Castro, e os vereadores João Góis e Rogério Lins, dentre outras autoridades.
Fonte: Departamento de Comunicação Social