SAPS organiza jantar para adolescentes e familiares atendidos pelo Projovem em Osasco

A Prefeitura da cidade de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS), promoveu no sábado, dia 22 de janeiro, um jantar de boas vindas para adolescentes beneficiários do Projovem Adolescente, um programa do governo federal, em parceria com a administração municipal, responsável por oferecer espaços de convívio social.

O objetivo do evento, que também contou com a presença de familiares dos jovens, foi definir estratégias de fortalecimento de vínculos entre o poder público, comunidade, família e beneficiários. O jantar aconteceu no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), localizado à Rua da Saudade, 180, Bela Vista.

Antes do jantar, cerca de 200 pessoas participaram do evento e assistiram às apresentações artísticas e culturais dos adolescentes, que fizeram encenações de peças teatrais, tocaram instrumentos musicais, recitaram poesias e confeccionaram artesanatos que foram expostos. Os jovens atendidos pelo Projovem têm nove horas por semana para promover debates, conhecer melhor o bairro onde vivem e propor melhorias no entorno, bem como participar periodicamente de oficinas culturais. As reuniões acontecem três vezes por semana. Eles recebem apoio e acompanhamento de assistentes sociais nas tarefas desenvolvidas. Em 2010, a prefeitura fechou parceria com o SESC, o que possibilita os jovens também desfrutar de atividades culturais e de lazer.


Nos encontros do Projovem são debatidos temas como meio ambiente, direitos sociais, saúde e mercado de trabalho, que, frequentemente, são vivenciados e refletidos pelas comunidades atendidas. Os grupos de comunidades são chamados coletivos e são compostos por até 30 jovens. Em Osasco, existem nove coletivos. São eles: Munhoz Junior, Novo Osasco, São Pedro/Km18, Jardim Piratininga, Conjunto Vitória, CRAS do Jardim Veloso, Jardim Conceição, São Victor e Jardim Helena Maria.



De acordo com Deborah Cristiane Santos, coordenadora de Programas Sociais para Criança e Juventude de Osasco, é muito importante políticas que visem o estreitamento de laços e vínculos sociais. “Atendemos jovens entre 15 e 17 anos, atendidos pelo Programa Bolsa Família, ação coordenada pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Os jovens reunidos em coletivos têm atividades sócio-educativas com objetivo de melhorarem o convívio no espaço que habitam. Isso acontece de forma lúdica. Acreditamos com essa medida termos uma redução de danos. Ou seja, no momento que eles participam de atividades no coletivo não tomam atitudes erradas e ainda orientam seus colegas”. Atualmente, Osasco possui 512 beneficiários do Programa Projovem Adolescente.

Felipe Vitorino, de 15 anos, morador do Jardim Padroeira, participou de uma encenação teatral em que abordou a questão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Ele falou sobre os problemas de se discutir a temática e benefícios do Projovem. “O PETI é interessante porque muitos jovens nunca refletiram sobre essa questão e ainda hoje há muitos adolescentes trabalhando sem que o governo saiba. Hoje tenho muito mais segurança nas minhas decisões e atitudes depois que comecei a participar do coletivo do Conjunto Vitória”, comentou.

O pai, Antonio Vitorino, de 68 anos, ficou orgulhoso com a apresentação. “Ficamos contentes quando sabemos que o poder público olha para nossos filhos e pensa no desenvolvimento deles. Aos poucos, vamos transformando cada cidadão e com isso mudamos o comportamento da sociedade de maneira positiva”, declarou.

Participaram do evento jovens e familiares dos coletivos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Veloso, Conjunto Vitória, Clube da Melhor Idade, Munhoz Junior, Casa da Cultura e Cidadania, Jardim Piratininga, Novo Osasco, Jardim Conceição e GAAPIS (Grupo de Ação Assistência, Promoção e Integração Social).

Fonte: Departamento de Comunicação Social





Deixe seu comentário