Trem de Osasco ganha conexão com Metrô até o aeroporto de Congonhas

Ainda vai demorar, mas a partir de 2014 quem embarcar na linha 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai poder fazer conexão com uma nova linha do Metrô para chegar até o aeroporto de Congonhas, na Capital.

O contrato para a implantação da Linha 17-Ouro do Metrô foi assinado no último sábado, pelo governo do Estado, e prevê que a nova linha será operada por meio de monotrilho, fazendo a ligação do aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária. Para os passageiros da linha de Osasco, a conexão será na estação Morumbi e, a parti daí, os trens vão percorrer 7,7 quilômetros até o aeroporto.

“Serão 17,8 km de monotrilho, 18 estações, 24 trens novos, 96 carros, e integrando com a Linha 1, Norte-Sul; o aeroporto, Linha 5 do Metrô; a Linha 9 da CPTM, na Marginal Pinheiros; o estádio; a comunidade de Paraisópolis e mais a Linha 4 do Metrô. Então a Linha 17-Ouro será uma linha de grande importância em termos de sinergia, integrando com as demais e facilitando a vida da população”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, durante a assinatura do contrato.

O trecho entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9 será o primeiro a sair do papel, com 8 estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. A previsão de demanda diária é de 43 mil passageiros.




Na sequência, a linha será conectada à Linha 5-Lilás na Estação Água Espraiada, até meados de 2014. O restante da Linha 17, da estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda) até a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela), passando por Paraisópolis, e o trecho Jabaquara – Brooklin Paulista, tem previsão de entrega a partir de 2015.

A previsão é que a Linha 17-Ouro tenha aproximadamente 18 quilômetros de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.

Construída em via elevada, ela vai passar pelas avenidas Água Espraiada, Washington Luiz, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em implantação pela Prefeitura) e Jorge João Saad.

De acordo com o governo do Estado, o modelo de monotrilho será sobre pneus, mas vai funcionar na mesma velocidade do metrô subterrâneo. Os trens vão ficar a uma altura entre 12 e 15 metros do chão, dependendo do trecho, correndo sobre vigas de concreto. A frota será composta por 24 trens.

Fonte: Webdiário





Deixe seu comentário