O vice-presidente da República, Michel Temer, recebeu na noite da última quinta-feira, dia 18 de outubro, título de Doutor Honoris Causa outorgado pelo Unifieo (Centro Universitário da Fieo), de Osasco.
A homenagem é concedida por instituições de Ensino Superior a pessoas que se destacam, em determinada área, por seus méritos.
O evento, realizado no salão nobre Luiz Carlos de Azevedo Filho, no campus Vila Yara da instituição, foi aberto com pronunciamento do professor doutor Antônio Cláudio da Costa Machado, da Faculdade de Direito do Unifieo, que falou em nome do Centro Universitário, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e também da comunidade jurídica.
Ele iniciou sua fala fazendo um breve relato do quadro atual do Unifieo e depois resgatou a origem do título de Doutor Honoris Causa, elencando ainda personalidades históricas que já foram homenageadas com sua outorga. “Esse título é fruto, característica e objetivo da universidade. O primeiro foi concedido em 1470, pela Universidade de Oxford. Benjamin Franklin recebeu 3 vezes. Winston Churchill recebeu um dos dois únicos concedidos pelo renomado MIT- Massachusetts Institute of Technology . E, dentre os brasileiros, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram homenageados. Somente pessoas de grande destaque recebem tão importante homenagem por seus raros e excepcionais serviços. Aqui mesmo, no Unifieo, apenas outros três juristas foram homenageados, em 45 anos, com o título: Eugênio Raul Zaffaroni, Ives Gandra da Silva Martins e Ada Pellegrini Grinover. O quarto, nesta sequência de grandes nomes das letras jurídicas, é justamente o homenageado nesta cerimônia”, enumerou.
Costa Machado encerrou sua fala apresentando uma biografia do homenageado e acrescentando que Temer “deixa um legado jurídico e político inestimável para o Brasil”.
Na sequência, o vice-presidente recebeu das mãos do reitor do Unifieo, Luiz Fernando da Costa e Silva; e do presidente da Fieo e pró-reitor do Unifieo, José Cássio Soares Hungria, o diploma de Doutor Honoris Causa, no qual foi destacada a concessão do título por seus “inestimáveis serviços docentes prestados à causa da Educação e do ensino”.
O evento foi encerrado com o pronunciamento de Temer. “Sinto uma extraordinária alegria universitária e cívica por receber esse título”, destacou, falando em seguida sobre o Unifieo. “Proferi algumas vezes palestras na Faculdade de Direito e percebi sua seriedade. No início, até cheguei a pensar: como seria bom se me convidassem para dar aulas aqui. Há instituições que ganham tradição com o tempo. Mas, no caso do Unifieo, essa tradição foi construída pela competência da reitoria e dos professores, que têm uma dimensão acadêmica extraordinária em todos os cursos. Por isso, em muito engrandece minha figura essa homenagem”, destacou.
O vice-presidente também traçou um panorama do Brasil atual. “A partir da Constituição de 1988, estabelecemos um amálgama da democracia política com a democracia social. Tanto que ela fala dos direitos sociais antes mesmo dos direitos políticos. Vivemos também um clima de tranqüilidade institucional. São mais de 35 milhões de pessoas que saíram da pobreza para a classe média e estão fazendo o país prosperar. Graças a isso, não sentimos tanto a crise econômica quanto a Europa. A democracia social e política é o que nos dá essa tranqüilidade institucional”, reforçou.
Ele finalizou seu discurso afirmando que o diploma vai ganhar uma moldura e um lugar especial em seu escritório. “Vou olhar para ele todos os dias e lembrar que recebi, em Osasco, uma determinação que diz: não pare, prossiga”.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, dentre elas os deputados federais Gabriel Chalita e Bruna Furlan, os deputados estaduais Marcos Martins, Jooji Hato e Itamar Borges; e o secretário estadual de Justiça, Alexandre Morais, o secretário de Assuntos Jurídicos de Osasco, Renato Afonso Gonçalves (que representou o prefeito Emidio de Souza), a secretária de Educação de Osasco, Marinalva de Oliveira, e o secretário de Cultura de Osasco, Luciano Jurcovich, além de vereadores, secretários municipais e professores do Unifieo.
Biografia de Michel Temer
Nascido na cidade de Tietê, no Interior paulista, é formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Iniciou cedo sua vida acadêmica, tornando-se professor de Direito Constitucional da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e doutor em Direito pela mesma instituição.
Foi também diretor da Faculdade de Direito de Itu, entre os anos de 1973 e 1977; diretor do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e membro do Instituto Ibero-Americano de Derecho Constitucional, com sede no México; além de membro do Instituto dos Advogados do Brasil.
Publicou os livros “Constituição e Política”, “Território Federal nas Constituições Brasileiras” e “Elementos de Direito Constitucional”, que está na 20ª edição, com 200 mil exemplares vendidos, além de ser autor de artigos publicados em revistas jurídicas especializadas, destacando-se a “Revista da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo”.
Foi ainda Procurador Geral do Estado e Secretário Estadual de Segurança Pública. À frente da secretaria, criou a primeira Delegacia da Mulher do Brasil. Na mesma época, instituiu a Delegacia dos Direitos Autorais.
Michel Temer também ocupou cargo de deputado federal pela cidade de São Paulo, em 6 legislaturas, todas pelo PMDB, e integrou a Assembleia Nacional Constituinte. Foi ainda presidente da Câmara Federal por três vezes e criou o Sistema de Comunicação dos Trabalhos Parlamentares. Em seu terceiro mandato como presidente, impediu o trancamento das pautas por medidas provisórias.
Exerceu a Presidência da República interinamente por duas vezes, em 1998 e 1999. A partir de 2010, já empossado vice-presidente, ocupou por diversas vezes o cargo de Presidente da República em exercício.
Reitor e pró-reitor do Unifieo falam da homenagem
“O doutor Michel Temer sempre foi amigo de nossa instituição, tanto que já veio, em várias outras ocasiões, fazer conferências para os alunos. É um jurista de peso, por isso recebeu essa homenagem. É o 4º homenageado em 45 anos de história do Unifieo e merece esse reconhecimento pela ciência que guarda e traduz como professor e como político” – Luis Fernando da Costa e Silva, reitor do Unifieo.
“Nós, do Unifieo, estamos muito envaidecidos pelos elogios que recebemos de um homem como Michel Temer, que tem um passado espetacular dentro dos padrões de ética e de honestidade. É um marco na história do Unifieo”- José Cássio Soares Hungria, presidente da Fieo e pró-reitor do Unifieo.
Fonte: Webdiário